Localizado no estado de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas ocupando uma área total de 26 km², dos quais 17 km² são da ilha principal e única habitada, também chamada Fernando de Noronha. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho. O arquipélago está localizado sobre um vulcão cuja base tem 74km de diâmetro e está a 4.200 metros de profundidade, e as paisagens que hoje existem em Noronha são resultado de períodos de erupção vulcânica intensa.
O Arquipélago de Noronha está a 545 km de Recife e a 360 km de Natal; assim sendo, só é possível chegar via avião ou embarcação. A opção mais utilizada pelos turistas é ir de avião, por ser rápido e mais confortável.
Os voos diretos para Noronha partem de Recife e Natal e levam cerca de uma hora até a ilha.
Importante salientar que assim que os turistas chegarem em Noronha, é preciso apresentar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) paga. O valor varia de acordo com os dias de permanência na ilha podendo ser paga no aeroporto ou preenchendo um formulário online (mais indicado) gerando um boleto bancário direto no site oficial da ilha.
DICA: Aconselhamos fazer o pagamento online pelo próprio site oficial, por ser muito mais prático e rápido. A Taxa deve ser paga 48hrs antes de sua chegada a Noronha. Vir a Noronha requer no mínimo 5 dias, para usufruir dos inúmeros atrativos naturais e vivenciar um pouco da história. O turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.
Clima em Fernando de Noronha
Em Fernando de Noronha, a temperatura média é de 28ºC, tendo seu clima caracterizado em duas estações: uma seca, que vai de setembro à março, e outra chuvosa que vai de abril à agosto, sendo as precipitações ocasionais, mantendo na maior parte do tempo sol intenso. Clima extremamente agradável o ano todo.
Mergulho
Com média de temperatura da água de 26°, visibilidade de até 50 metros na horizontal e ampla diversidade de vida marinha, Noronha é, sem dúvidas, um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Por isso, é tão comum se escutar a seguinte frase na ilha: Vir a Noronha e não mergulhar é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa.
A diversidade de pontos de mergulho permite várias opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, podendo até realizar o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.
Mas nem só de mergulho vive Noronha, pois existem inúmeras opções de atividades e passeios, que atendem a todos os públicos e oferecem ao visitante a chance de ver todas as belezas naturais das ilhas.
As praias de Noronha estão divididas em categorias, aquelas que estão abertas ao público a qualquer hora, e aquelas que pertencem ao Parque Nacional Marinho (PARNAMAR).
Para entrar no parque é necessário pagar uma taxa que te dará o direito de conhecer pontos turísticos do arquipélago, como trilha do Atalaia e Capim Açu e praias como Sueste e Sancho. Agora iremos destacar algumas das principais atrações, lembrando que para maiores dúvidas e informações, estamos à disposição.
Ilha Tour
É um dos passeios mais completos, permitindo o turista conhecer os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha. É feito em veículos típicos, passando pelos principais pontos, dando uma ideia do que esperar desse paraíso.
Baía do Sancho

Com águas cristalinas em tons azul turquesa, areia dourada e toda desenhada, esta sem dúvida alguma, é uma das atrações imperdíveis da ilha, afinal de contas, ganhou por mais um ano pela Traveller Choice, o prêmio de praia mais bonita do mundo!
O acesso não é muito simples, mas sua beleza compensará qualquer esforço. Você pode chegar nela por uma enorme escadaria no meio das rochas ou através do mar com embarcações próprias.
Aqui você também pode fazer duas trilhas, onde é possível conferir mais ainda da beleza do local. De um lado segue até o Mirante Dois Irmãos, com uma incrível vista para o Morro Dois Irmãos e Baía dos Porcos, para o outro lado é o caminho para a Baía dos Golfinhos, garantindo mais belas paisagens.
Baía dos Porcos

Com apenas 100 metros de extensão, mar cristalino, rochas vulcânicas e a incrível vista do Morro dos Dois Irmãos, fazem deste local, paradisíaco e imperdível.
O acesso se dá a pé partindo da praia Cacimba do Padre, sendo pela areia e trilha de pedra, entre 10 e 15 minutos de caminhada.
Com várias piscinas naturais, o lugar é ideal para mergulhos livres com Snorkel, podendo ver vários animais como tartarugas marinhas, arraias e cardumes de peixes coloridos.
Baía dos Golfinhos

É uma área de Fernando de Noronha, com beleza exclusiva, onde muitos golfinhos podem ser vistos e admirados, ainda mais se for pela manhã.
O local não pode ser visitado para banho, mas você pode desfrutar dessa beleza através de um mirante entre as pedras, o Mirante dos Golfinhos ( próximo à praia do Sancho e Mirante do Sancho), ou através de barcos, onde só poderá observar.
Praia Cacimba do Padre

Com mar azul e areias claras e fofas, esta praia entre a Baía dos Porcos e a praia da Quixaba, não pode deixar de ser conhecida.
Além da incrível vista do Morro Dois Irmãos, esta praia é uma das melhores praias da América do Sul para Surfe, principalmente entre os meses de Dezembro à Março, que são ideais para encontrar as melhores ondas.
Praia Sueste

Praia bastante procurada pelos turistas que gostam de observar a vida marinha de Noronha, podendo ver tartarugas e tubarões que frequentam ali para se alimentarem, peixes de diversas espécies, corais, entre outros.
Esta praia é toda monitorada, com boa estrutura e poucas ondas, tendo uma parte destinada aos banhistas e outra para a prática de snorkelling.
Praia da Conceição

Uma das praias mais badalada da região, com uma longa faixa de areia, muitos surfistas a procura de boas ondas, belas vistas, bares, boa estrutura e um dos lugares mais procurados para assistir o pôr do sol.
Praia de Atalaia

Com acesso controlado, esta praia com pedras negras e o Morro Do Frade como vista no meio do mar, atrai muitos turistas para fazerem sua trilha de 1,5 Km e aproveitarem os diversos recifes de corais bem perto da areia, reunindo diversas espécies de animais marinhos, em suas piscinas naturais.
Vila dos Remédios
É o núcleo urbano de Fernando de Noronha, o famoso “centrinho”, único com povoamento de todo o arquipélago.Localizado na ilha principal, ficando ali os principais estabelecimentos locais, como correio, bancos, lojinhas, restaurantes, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios (ano de 1772) e o Forte Nossa Senhora dos Remédios (sec.18).

Se interessou por este destino?
Nós, da DV Dicas & Viagens, podemos organizar, planejar e realizar toda sua viagem, de forma exclusiva e personalizada.
Temos a certeza de que sua experiência será única.
Entre em contato conosco!